Quem somos

 

A Libélula Cosméticos Veganos nasceu da vontade de fazer com que produtos de higiene e cosméticos veganos estivessem mais presentes na rotina das pessoas.
Não é só oferecer ao consumidor consciente produtos sem crueldade animal e de menor impacto ambiental, e sim, também promover seu uso no dia a dia, que faça parte das compras mensais de produtos de higiene das pessoas.
Nosso trabalho é buscar produtos (cosméticos e produtos de higiene) que estejam de acordo com os preceitos de uma nova forma de consumo, em que haja predominância da noção que estamos em um sistema conectado. E que tudo o que fazemos e usamos em nosso dia a dia impacta outros seres vivos.
Infelizmente mais prejudicamos a existência destes outros seres do que favorecemos, principalmente, por causa de nossos hábitos de consumo. Consumimos cosméticos e produtos em geral que não sabemos os ingredientes, a origem e sob quais condições foram extraídos. A falta de atenção ao nosso consumo é decisiva para a continuidade da exploração e sofrimento de outros seres vivos no ecossistema.
Procuramos servir a um público que deseja incentivar o fim da exploração animal e consumir produtos orgânicos e naturais.

Sejam bem-vindos a busca de um modo de vida mais consciente.

 

Como a ideia nasceu

A partir de 2007, eu, Liliane – criadora da Libélula – me tornei vegetariana. Depois de ter lido artigos sobre a produção da carne que chegava a minha mesa não tinha mais sentido me alimentar do mesmo jeito que antes.
Mas, por um bom tempo, não me dei conta que outras áreas da minha vida, além da alimentação, poderiam estar baseadas na exploração animal.
Um dia então resolvi fazer essa análise. Pensei em todos os produtos que estava usando naquele dia. Descobri que tudo, absolutamente tudo, estava ancorado em um sistema de exploração de outros seres vivos: meu batom, hidratante, sapatos, óculos, carteira, bolsa, rímel.
Me senti como se estivesse inconsciente por vários anos de minha vida, sem analisar o que consumia, como se tudo simplesmente se materializasse em minha frente, do nada e sem uma cadeia de produção por trás daquilo. Foi um despertar para a forma em que está estruturada a vida humana em nossa sociedade, na exploração animal para diversos fins.
Você deve estar se perguntando se foi difícil deixar de usar tudo o que já estava acostumada. Sim! Foi mesmo! Você tem razão!
Mas como continuar agindo e vivendo do mesmo jeito que antes quando de repente você se vê diante de uma realidade que não concorda?
Comecei a pesquisar onde encontrar o que costumava usar, outras coisas deixei de usar simplesmente porque vi que só estava em minha vida por influência de mercado, e não por necessidade real.
Logo vi que era muito difícil encontrar produtos de higiene. Encontrar constantemente produtos de higiene era complicado, um mês tinha outro não, sem contar os preços que sempre estavam muito caros para meu bolso.

Dessa forma, passei os últimos 3 anos estudando como trazer ao mercado essa opção de oferta de cosméticos veganos.

Estudei como poderia fornecer, sistematicamente, produtos de higiene para alguém que se interessa em consumir somente produtos provenientes de produtores e empresas que não se baseiam em exploração animal.

Assim nasceu a Libélula Cosméticos Veganos, empresa que está totalmente voltada para a incentivar a mudança de paradigma de uso animal em nossa sociedade.

Eu, Liliane, quero fazer esse trabalho tão bem feito, mas tão bem feito que as demais empresas de cosméticos verão que é muito importante vender produtos veganos e assim cosméticos veganos não serão mais chamados de alternativos – e sim de convencionais!!!!  Eis nossa missão!!! 🙂